Porto, Portugal


Porto OTE a segunda cidade e o terceiro município mais populoso de Portugal,[1][2] situada no noroeste do país e capital da Área Metropolitana do Porto (NUTS III e área metropolitana), da região Norte (NUTS II) e do Distrito do Porto. A cidade é considerada uma cidade global gama.[3] O município, com 41,42 km² de área,[4] tem uma população de 237 591 habitantes (2011)[5] dentro dos seus limites administrativos, sendo subdividido em sete freguesias.[6]

É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, de onde se formou Portugal. É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e arquitectura contemporânea e antiga, o seu centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO,[7] pela qualidade dos seus restaurantes e pela sua gastronomia[8], pela sua principal equipa de futebol, o Futebol Clube do Porto, pela sua principal universidade pública: a Universidade do Porto, colocada entre as 200 melhores universidades do Mundo e entre as 100 melhores universidades da Europa,[9] bem como pela qualidade dos seus centros hospitalares.[10]

É a sede da Área Metropolitana do Porto, que agrupa 17 municípios com 1 757 413 habitantes em 2 089 km² de área, com uma densidade populacional próxima de 1098 hab/km², o que torna a cidade a 13ª área urbana mais populosa da União Europeia, sendo, portanto, a segunda maior zona urbana portuguesa. O Porto e a Área Metropolitana do Porto constituem o núcleo estrutural da Região Norte, que tem uma área de 21 278 km² (24% do Continente) e uma população de 3 689 609 habitantes (Censos de 2011)[11]. Compreende 8 sub-regiões ou unidades de nível III (NUTS III)[12].

O Porto, juntamente com os concelhos vizinhos de Vila Nova de Gaia e de Matosinhos, forma a Frente Atlântica do Porto[13], que constitui o núcleo populacional mais urbanizado da Área Metropolitana, situado no litoral, delimitado, a oeste, pelo Oceano Atlântico, com a influência estrutural do estuário do Rio Douro[14], que une Gaia ao Porto.

O Porto é a cidade mais importante da altamente industrializada zona litoral da Região Norte, onde se localizam grande parte dos mais importantes grupos económicos do país, tais como a Altri, o Grupo Amorim/Corticeira Amorim, o Banco BPI, a BIAL, a EFACEC, a Frulact, a Lactogal, o Millennium BCP, a Porto Editora, a Sonae, a Unicer ou o Grupo RAR. A Associação Empresarial de Portugal está sediada no Porto. A Região Norte é a única região portuguesa que exporta mais do que importa.

As nossas ofertas

Um dia no Douro
Um dia no Douro

A zona do Douro quase não precisa de apresentações. Precisa sim de ser vista. Só assim...

Um dia no Minho
Um dia no Minho

O verde da terra e o azul do mar marcam o Minho, esta região situada no norte de Portugal. Mas há...

Porto à noite
Porto à noite

Reservámos para si uma noite muito especial no Porto, uma das mais antigas cidades da Europa e...

Aveiro e Costa Nova [Pm]
Aveiro e Costa Nova [Pm]

Aveiro é conhecido por ser a “Veneza portuguesa”, mas Aveiro é muito mais: é rio, é mar, é...

Aveiro e Costa Nova [Am]
Aveiro e Costa Nova [Am]

Aveiro é conhecido por ser a “Veneza portuguesa”, mas Aveiro é muito mais: é rio, é mar, é...

Tour pela cidade do Porto [am]
Tour pela cidade do Porto [am]

Quando, vindos de sul, se chega à ponte D. Luís e se começa a avistar o Porto, vemos uma...

Um dia em Fátima e Coimbra
Um dia em Fátima e Coimbra

Preparámos um dia dedicado à fé e ao conhecimento. Visitaremos Fátima, o centro religioso de...

Santiago de Compostela
Santiago de Compostela

À descoberta de um dos maiores centros de peregrinação do mundo e da cidade porta-estandarte de...